Procura Um Psiquiatra no Porto?

Telephone Receiver on Apple iOS 16.4 Ligue Já 22 375 8526 ou Marque Online Aqui

Dr. Jorge Bouça: Psiquiatra no Porto

O Dr. Jorge Bouça é um psiquiatra altamente qualificado com um profundo compromisso de ajudar seus pacientes a alcançar o bem-estar mental. Tem uma vasta experiência na identificação e tratamento de uma ampla gama de condições psiquiátricas, e está dedicado a fornecer um atendimento personalizado que atenda às necessidades específicas de cada paciente.

Três Motivos para Escolher a Nossa Clínica

Elevada Experiência Profissional

Com mais de 40 anos de experiência e uma longa lista de pacientes satisfeitos, estamos certos de poder fornecer o apoio de que precisa.

Abordagem Personalizada

Na Clínica Dr. Jorge Bouça investigamos e propomos as melhores soluções terapêuticas, de acordo com as necessidades da sua situação clínica

Consultas Presenciais e Online

Conscientes das mudanças inevitáveis dos tempos, fornecemos consultas presenciais e online com igual rigor científico e foco em si

Agende a sua primeira consulta hoje!

Horário de Funcionamento

Segunda-Feira14:30 – 19:00
Terça-Feira14:30 – 19:00
Quarta-Feira14:30 – 19:00
Sexta-Feira14:30 – 19:00
Quintas, Sábados e DomingosEncerrados

Perguntas Frequentes Sobre Consutas de Psiquiatria

Porquê procurar um psiquiatra?

Apesar do estigma social em relação à doença mental, a verdade é que, em algum ponto da nossa, a maior parte das pessoas irá sofrer de uma doença mental. Seja por desequilíbrios fisiológicos, pelo ambiente em que se encontra ou por acontecimentos de vida traumáticos, qualquer pessoa pode desenvolver uma doença mental. Aqui, na Clínica Dr. Jorge Bouça, acreditamos na desestigmatização da doença mental para uma melhor qualidade de vida.

O que é a psiquiatria?

A psiquiatria é a área médica e de investigação científica que se foca na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença mental. Na Clínica Dr. Jorge Bouça, encontrará uma intervenção de psiquiatria personalizada, onde é possível recorrer ao tratamento farmacológico e/ou à psicoterapia. Na psiquiatria, consideram-se os fatores biológicos e genéticos, mas também os fatores ambientais como as relações interpessoais e familiares, a escola ou o trabalho, a história clínica e familiar e o ambiente onde o cliente vive.

Na psiquiatria procura-se tratar os sintomas da doença mental. O psiquiatra tem ao seu dispor um vasto leque de possibilidade de tratamento desde medicamentos, psicoterapia ou ambos.

Como marcar a primeira consulta?

A primeira consulta pode ser agendada pelo próprio cliente ou pelo responsável legal no caso de ser tratar de um menor, por contacto telefónico ou e-mail, ou ainda através da nossa página de internet. A nossa clínica irá solicitar os seus dados de contacto e será indicada a disponibilidade do nosso psiquiatra. No fim, serão confirmados o agendamento da consulta e a morada da clínica.

O que acontece na primeira consulta?

Na primeira consulta, o psiquiatra irá apresentar-se e inquirir sobre os motivos que o levaram à consulta. O psiquiatra escutará com atenção o cliente, podendo tomar algumas notas, colocar alguma questão ou fazer uma pequena observação.

Algumas questões mais gerais que poderão ser levantadas prendem-se com o seu dia-a-dia como padrões alimentares, hábitos de higiene do sono ou comportamentos de risco. Também averiguará o seu historial clínico e familiar e a medicação que está a tomar.

O psiquiatra irá propor o diagnóstico e prognóstico bem como o seu plano de tratamento, que pode incluir medicamentos e/ou psicoterapia, e marcar uma nova consulta.

Como funciona o plano de tratamento farmacológico?

No plano de tratamento, o psiquiatra dispõe de várias ferramentas como medicamentos e psicoterapias. Sempre que é proposto tratamento farmacológico o psiquiatra tem certamente em conta a idade e o peso, bem como o estilo de vida, dispondo, assim, de um conjunto de fármacos que incluem antidepressivos, hipnóticos, antipsicóticos e benzodiazepinas. Poderá propor apenas um ou mais de forma a reequilibrar a biologia do cérebro. Todos os planos farmacológicos começam com uma dose baixa por forma ao seu corpo se adaptar aos medicamentos e gradualmente a medicação poderá aumentar até um ponto ótimo.

O que está incluído no plano de tratamento?

Além do tratamento farmacológico, o nosso psiquiatra poderá propor psicoterapias. De entre as várias psicoterapias disponíveis na nossa clínica, o psiquiatra irá certamente propor aquela que melhor se adequa a si. Seja individual ou em grupo, a psicoterapia é uma forma de tratamento muito eficaz em diferentes perturbações como ansiedade, depressão, perturbações alimentares, trauma e dificuldades nas relações interpessoais.