Procura Um Psicanalista no Porto?

Telephone Receiver on Apple iOS 16.4 Ligue Já 22 375 8526 ou Marque Online Aqui

Dr. Jorge Bouça: Psicanalista no Porto

O Dr. Jorge Bouça é um psicanalista certificado pela Sociedade Portuguesa de Psicanálise altamente qualificado com um profundo compromisso de ajudar seus pacientes a alcançar o bem-estar mental.

Tem uma vasta experiência a ajudar os seus pacientes a explorar e a compreender os seus pensamentos e sentimentos mais profundos e identificação e tratamento de uma ampla gama de condições psicológicas.

Está dedicado a fornecer um atendimento personalizado que atenda às necessidades específicas de cada paciente.

Três Motivos para Escolher a Nossa Clínica

Elevada Experiência Profissional

Com mais de 40 anos de experiência e uma longa lista de pacientes satisfeitos, estamos certos de poder fornecer o apoio de que precisa.

Abordagem Personalizada

Na Clínica Dr. Jorge Bouça investigamos e propomos as melhores soluções terapêuticas, de acordo com as necessidades da sua situação clínica

Consultas Presenciais e Online

Conscientes das mudanças inevitáveis dos tempos, fornecemos consultas presenciais e online com igual rigor científico e foco em si

Agende a sua primeira consulta hoje!

Localização

Horário de Funcionamento

Segunda-Feira14:30 – 19:00
Terça-Feira14:30 – 19:00
Quarta-Feira14:30 – 19:00
Sexta-Feira14:30 – 19:00
Quintas, Sábados e DomingosEncerrados

Perguntas Frequentes Sobre Consultas de Psicanálise no Porto

O que é a psicanálise?

A psicanálise é um método de investigação, um modelo teórico e um método psicoterapêutico que se baseia na associação livre, na relação entre os fenómenos inconscientes e o consciente, sendo o divã o seu símbolo mais conhecido, desde os tempos de Freud. Baseia-se na relação terapêutica e visa mudanças psíquicas estruturais da personalidade. Foi desenvolvida pelo médico psiquiatra austríaco Sigmund Freud no final do século XIX e início do século XX.

O objetivo da psicanálise é trazer os pensamentos e sentimentos inconscientes para a mente consciente, onde podem ser compreendidos e resolvidos. Este processo dispõe de técnicas como a associação livre, na qual o paciente é encorajado a falar livremente sobre seus pensamentos e sentimentos sem se autocensurar, e a interpretação, na qual o terapeuta ajuda o paciente a compreender o significado dos seus pensamentos e comportamentos.

A psicanálise é frequentemente usada para tratar uma variedade de perturbações mentais e da personalidade, incluindo depressão, ansiedade, burnout e perturbações da personalidade. Geralmente é conduzido no contexto de uma relação terapêutica entre o paciente e o terapeuta e pode envolver várias sessões ao longo de um período de tempo.
Requer uma avaliação inicial, para saber das indicações e condições para o tratamento proposto e um acordo prévio entre ambos intervenientes. Decorre em várias sessões por semana, durante um tempo habitualmente longo.

No final, as mudanças efetuadas revelam-se de grande impacto, muito importantes para o próprio, para a sua vida familiar, profissional e de relação mais alargada. Habitualmente as pessoas têm a impressão de que o investimento emocional, de tempo e económico foi compensatório e encaram essa aprendizagem como fundamental na sua vida.

Como funciona o processo de psicanálise?

O processo de psicanálise implica sessões regulares entre o paciente e o terapeuta, durante as quais o paciente é encorajado a falar livremente sobre seus pensamentos, sentimentos e experiências. O terapeuta pode usar uma variedade de técnicas para ajudar o paciente a explorar o seu inconsciente, incluindo associação livre, análise de sonhos e análise de transferência, que são as reações inconscientes do paciente ao terapeuta.

Durante o processo de psicanálise, o terapeuta ajuda o paciente a compreender o significado subjacente e o significado dos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Este processo pode envolver orientar o paciente para identificar padrões ou temas nas suas experiências e entender como estes padrões podem estar relacionados a conflitos ou desejos inconscientes.

O processo da psicanálise pode ser uma viagem longa e desafiadora, porque implica que o paciente se confronte com emoções e memórias difíceis. No entanto, também pode ser uma experiência profundamente gratificante e transformadora, pois pode ajudar a pessoa a conseguir uma compreensão mais profunda de si mesmo e a resolver conflitos emocionais de longa data.