Psicologia Adultos e Seniores

O que é a psicologia de adultos e seniores?

A psicologia de adultos e seniores estuda e atua sobre os processos e experiências mentais e emocionais entre a idade adulta e a senioridade. Inclui o estudo do desenvolvimento cognitivo, social e emocional durante a idade adulta, bem como a forma como esses processos se alteram à medida que as pessoas envelhecem.

Durante a idade adulta, a maioria de nós enfrenta uma grande variedade de desafios e transições que podem causar maior ansiedade, nos múltiplos papéis e funções, na vida pessoal, familiar, conjugal e parental, profissional, comunitária. Por vezes, esses papéis entram em conflito ou tornam-se difíceis de compatibilizar dentro da pessoa. Também a sobrecarga emocional, burnout, ausência de objetivos, desemprego, podem conduzir a sintomatologia psicopatológica. A consulta de psicologia visa melhorar o bem-estar e desenvolvimento pessoal.

Por outro lado, também se verificam alterações internas que podem afetar a saúde mental, como alterações no funcionamento físico e cognitivo, bem como na identidade. Além disso, muitas pessoas podem enfrentar desafios relacionados com o controlo das suas emoções, como dificuldade em regular o humor ou lidar com sentimentos fortes como raiva ou tristeza.

Nos últimos anos de vida, verificam-se mudanças relacionadas com a idade, em relação ao funcionamento físico, cognitivo e emocional, que podem incluir alterações físicas, como declínio da saúde ou da mobilidade, e alterações cognitivas, como declínio da memória ou velocidade de processamento. À medida que a esperança de vida tem aumentado cada vez mais pessoas são diagnosticadas com demência. A avaliação psicológica precoce permite identificar sinais de deterioração cognitiva e iniciar estimulação cognitiva. Visa ainda trabalhar questões emocionais, insegurança, sentimentos de solidão, desvalorização, vazio, medo da morte. Permite também ajudar a família a lidar com a evolução da doença.

Por outro lado, estas mudanças podem ter um impacto na sua identidade, assumindo novos papéis sociais e relações, como a reforma ou ser avô/avó, bem como nas suas relações interpessoais e a relação consigo mesmo.

É importante que os seniores tenham redes de apoio e acesso a recursos que possam ajudá-los a manter seu bem-estar mental e emocional à medida que envelhecem, de modo a ter um envelhecimento ativo.

De um modo geral, a psicologia de adultos e seniores envolve o estudo dos processos e vivências mentais e emocionais nestas faixas etárias e de como estes processos mudam ao longo do tempo. É uma área de estudo importante, que pode ajudar os indivíduos a compreender e gerir melhor os desafios e transições que enfrenta ao longo da sua vida.

Quais são os sintomas mais comuns nos adultos e seniores?

Existe uma grande variedade e intensidade de sintomas psicológicos que podem afetar adultos e seniores. Alguns sintomas psicológicos mais comuns são:

• Alterações no humor: os adultos e idosos podem sentir alterações no humor, como sentir-se deprimido, ansioso ou irritado. Estas mudanças podem ser resultado de ansiedade, transições de vida ou outros desafios.
  • Dificuldade em gerir as emoções: algumas pessoas podem ter dificuldade em regular as suas emoções, ao sentirem-se sobrecarregadas ou incapazes de lidar com sentimentos como raiva ou tristeza.
  • Alterações cognitivas: os adultos e seniores sentem alterações no seu funcionamento cognitivo, como declínio da memória ou dificuldades de atenção.
  • Alterações no padrão de sono: algumas pessoas podem apresentar alterações nos seus padrões de sono, como dificuldade para iniciar ou manter o sono profundo ou sentir cansaço ao longo do dia.
  • Alterações no apetite ou no peso: muitas pessoas observam alterações no apetite ou no peso, como perder ou ganhar peso sem alterações na dieta.
  • Mudanças nos níveis de energia: a partir da idade adulta, as pessoas podem viver flutuações e mudanças no seus nível de energia, ao sentirem-se mais ou menos despertas e enérgicas do que o normal.
  • Dificuldades de concentração: alguns adultos e idosos podem ter dificuldade em se concentrar ou manter a atenção nas tarefas, desde tarefas mais difíceis até tarefas quotidianas.
  • Mudanças nas relações interpessoais: a maior parte de nós experiencia mudanças nas suas relações sociais, podendo sentir-se isolado ou desligado dos outros.

É importante observar que estes sintomas podem ser causados por uma grande número de fatores e não são necessariamente indicativos de uma doença mental. Se se debater com algum desses sintomas e estiver preocupado com sua saúde mental, é importante procurar ajuda e apoio de um profissional de saúde mental. Na Clínica Dr. Jorge Bouça, estamos aqui para o ajudar! Seja na forma presencial como online, pode contactar-nos através do site, redes sociais ou telefone e marcar a sua consulta.

Como é que um psicólogo atua com adultos e seniores?

Os psicólogos que trabalham com adultos e seniores podem propor uma variedade de serviços de saúde mental, incluindo terapia, avaliação e intervenção. Algumas áreas específicas nas quais os psicólogos que trabalham com adultos e idosos trabalham incluem:

• Doença mental: os psicólogos podem trabalhar com adultos e idosos que lidam com doença mental, como depressão, ansiedade ou perturbações alimentares. A nossa psicóloga pode propor vários tipos de psicoterapia ou outras intervenções para ajudar as pessoas a lidar com os seus sintomas e melhorar a sua saúde mental.
  • Transições de vida: durante a nossa vida, a maioria de nós, passamos por uma grande variedade de transições na vida, como começar um novo emprego, começar uma família ou enfrentar a perda de um ente querido. Os psicólogos podem trabalhar com as pessoas para ajudá-las a navegar melhor por estas mudanças e gerir melhor as emoções que estas mudanças acarretam.
  • Desafios no envelhecimento: os psicólogos podem ajudar os idosos a lidar com os desafios do envelhecimento, como o declínio do funcionamento físico ou cognitivo, mudanças nos papéis sociais, perda de independência e o fim de vida.
  • Dificuldade nas relações interpessoais: os psicólogos podem trabalhar com adultos e seniores para resolver desafios nas relações, como conflitos com parceiros, familiares ou amigos. Por outro lado, um psicólogo procura ajudar a pessoa a desenvolver relações saudáveis e a melhorar as suas competências de comunicação.
  • Stress e coping: muitas pessoas experienciam elevados níveis de stress e ansiedade devido ao trabalho, família ou outras responsabilidades. Os psicólogos podem trabalhar com indivíduos para ajudá-los a identificar e gerir fatores que causem stress e desenvolver estratégias de coping.

Conclusão

No geral, a nossa psicóloga quando trabalha com adultos e seniores pode propor uma variedade de serviços de saúde mental para ajudar os indivíduos a lidar com os desafios e as transições que enfrentam ao longo de suas vidas.

Outros Serviços

Terapia de Casal

A terapia de casal, também conhecida como terapia conjugal, é uma forma de terapia que ajuda os casais a melhorar a sua relação e a resolver conflitos. Concentra-se em ajudar os casais a desenvolver melhores competências de comunicação e resolução de problemas e em abordar questões que possam causar tensão ou conflito na relação.

Terapia Familiar

A terapia familiar é uma forma de psicoterapia sistémica breve que envolve os membros específicos da família no processo terapêutico. O objetivo da terapia familiar é melhorar a comunicação e as relações dentro da família e abordar questões que possam afetar o bem-estar da família como um todo.

Psicodrama Psicanalítico

O psicodrama psicanalítico é uma forma de terapia individual realizada num grupo que combina elementos da teoria psicanalítica com as técnicas de dramatização e improvisação para explorar e trabalhar conflitos e questões psicológicas.

Psicanalise

Psicanálise

A psicanálise é um método de investigação, um modelo teórico e um método psicoterapêutico que se baseia na associação livre, na relação entre os fenómenos inconscientes e o consciente.

Psicologia Infantil e Juvenil

A psicologia de crianças e adolescentes tem como objetivo o estudo do desenvolvimento psicológico e emocional das crianças e adolescentes, incluindo como pensam, sentem e se comportam.

Psicologia Adultos e Seniores

Psiquiatria

A psiquiatria é uma especialidade médica que tem como objetivo o diagnóstico, tratamento e prevenção da doença mental.

Psicoterapia

A psicoterapia é uma forma de tratamento que envolve conversar com um profissional de saúde mental para ajudá-lo a entender melhor e lidar com seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.